Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidado com Plantas {Hortinha}

Sei que este não costuma ser o tema do blog, mas preciso dividir estas informações, já que adiquiri minhas primeiras plantinhas para nossa mini horta! Nao é muito, mas é o que temos!! Um Manjericão, uma Salvia (que diga-se de passagem comprei achando que era manjericão) e Alecrim!!! =D

E como muitas leitoras do blog já casaram e quando eu pensava em casar, algumas coisas eu tinha certeza que queria e uma delas era plantinhas para cozinhar!! E assim que 'casei', foi a primeira aquisição!! 


São muitas informações, mas para mim foram muito úteis!! =D


Essas são nossas plantinhas (preciso comprar o vasinho com urgência!!)


Vamos às dicas:
  • A principal necessidade da maioria das ervas é o sol, uma exposição direta, diária, de no mínimo cinco horas. Sem isso, elas crescem fracas e com pouco sabor. Se não puder oferecer-lhes a quantidade suficiente de luz solar, talvez seja melhor cultivar algumas ervas que toleram bem a sombra parcial (como a hortelã-pimenta, a erva-cidreira, a borragem e a salsa).
  • Atrás de uma vidraça ensolarada, a maioria das ervas cresce no verão quase tão bem dentro de casa quanto do lado de fora. Se as folhas ficarem pálidas, murchas e fracas, significa que não estão recebendo luz suficiente. 
  • As condições ideais são: temperatura do ar de 10°C a 25°C, luz solar durante no mínimo cinco horas diárias e umidade de aproximadamente 50%. Um pouco de exposição ao ar fresco, sem vento, também é ótimo para as plantas.
  • Água em excesso faz mal para as plantinhas!! Vale mexer na terra com um palito e verificar a cada 2 dias! Se estiver seca, é hora de regar! Tem plantas que precisam ser regradas com mais frequência e outras não! Evite encharcar a terra! Água demais ''afoga'' as raízes! Regue devagar, parando quando a água demorar para entrar na terra ou quando escorrer pelo fundo do vaso! Quando puder, aplique a água na base da plantinha ou em pratinhos, pois manter as folhas secas diminui a possibilidade de algumas doenças! Coloque areia nos pratinhos para evitar a dengue!!
  • 



A maioria das ervas pode ser cultivada em recipientes menores. Se o que estiver usando for um vaso, ele deve ter de um terço a metade da altura da planta.

  • Para contrabalançar a secura do aquecimento no inverno, ponha os vasos sobre seixos, dispostos numa bandeja de metal ou plástico cheia de água junto ao fundo dos vasos; ou então borrife as plantas pelo menos uma ou duas vezes por dia.
A maioria das ervas também precisa de um solo bem drenado. 
  • Plante-as em terrenos inclinados ou posicione os canteiros em um plano mais alto, cercando-os com tijolos, pedras ou blocos de concreto. Tais canteiros conservam o jardim de ervas mais limpo e fácil de cuidar.

  • Ao redor de plantas que preferem solo rico, úmido (por exemplo, manjericão, aneto, cerefólio, cebolinho, hortelã e segurelha), use uma camada fina de cobertura orgânica leve, como folhas mortas, mofo de folha, aparas de madeira, lascas de casca de pinheiro ou adubo. Cascalho pequeno é melhor para as ervas que requerem um solo mais seco e menos rico (alfazema, alecrim e tomilho, por exemplo). 
  • Verifique se há pragas; as plantas dentro de casa são mais suscetíveis. Se encontrar alguma, lave as plantas com delicadeza: as menores de cabeça pra baixo, na pia da cozinha, e as maiores no chuveiro. Você também pode lavá-las ou pulverizá-las com uma mistura de água e detergente (use uma colher de chá para cada xícara de água), enxagüando em seguida.
  • Outra pulverização eficaz é uma mistura de oito a dez dentes de alho cortados em lascas finas com uma colher de chá de pimenta seca, deixada numa infusão em duas xícaras de água fervente. Coe a solução com um pano e misture a ela duas colheres de sopa de detergente líquido.  Aplique durante alguns dias até a praga desaparecer.
Fonte: Cultivando e FazFacil


6 comentários:

Rebeca disse...

Eu comprei os vasinhas, mas ainda não me animei de comprar as plantas, com a esperança de que vá me mudar em breve. Acho que só vou fazer a minha hortinha quando voltar pro RJ, mas já anotei as dicas. Bjs.

, Mih , * disse...

Cuca, passei p contar que semana passada minha mãe me presenteou com o diario da noiva! rsrs ela tem perfil pra ler blogs e se inscreveu no seu sorteio.. adorei!!! Chegou e ainda essa semana faço um post la no blog contando ;D

Tbm quero fazer hortinha, além de util, é um mimo..

Como vai aí na italia? Gostei das casinhas de frente p sua janela ;D rsrs

Beijao!

N.i.s.e disse...

Uma hortinha faz mta falta mesmo...otimas dicas...bjo

Anônimo disse...

Adoro hortinha ... tudo organico é uma delicia ne ... adorei as dicas bjss

www.adoro-pin-up.blogspot.com

Bella disse...

Adorei as dicas!
:D
Bom final de semana!

Sim, estou na revista SOU MAIS EU dessa semana com uma matéria muito legal sobre "cintão".

Doanh Doanh disse...



eva air việt nam
mua vé máy bay đi mỹ giá rẻ
korean air vietnam office
giá vé máy bay đi mỹ khứ hồi
giá vé máy bay đi canada
Những Chuyến Đi Cuộc Đời
Ngẫu Hứng Du Lịch
Tri Thuc Du Lich




Chá no Jardim {Casamentos e Inspirações} © Copyright 2013. Desenvolvido por Vivi Art’s Design.