Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidado com Plantas {Hortinha}

Sei que este não costuma ser o tema do blog, mas preciso dividir estas informações, já que adiquiri minhas primeiras plantinhas para nossa mini horta! Nao é muito, mas é o que temos!! Um Manjericão, uma Salvia (que diga-se de passagem comprei achando que era manjericão) e Alecrim!!! =D

E como muitas leitoras do blog já casaram e quando eu pensava em casar, algumas coisas eu tinha certeza que queria e uma delas era plantinhas para cozinhar!! E assim que 'casei', foi a primeira aquisição!! 


São muitas informações, mas para mim foram muito úteis!! =D


Essas são nossas plantinhas (preciso comprar o vasinho com urgência!!)


Vamos às dicas:
  • A principal necessidade da maioria das ervas é o sol, uma exposição direta, diária, de no mínimo cinco horas. Sem isso, elas crescem fracas e com pouco sabor. Se não puder oferecer-lhes a quantidade suficiente de luz solar, talvez seja melhor cultivar algumas ervas que toleram bem a sombra parcial (como a hortelã-pimenta, a erva-cidreira, a borragem e a salsa).
  • Atrás de uma vidraça ensolarada, a maioria das ervas cresce no verão quase tão bem dentro de casa quanto do lado de fora. Se as folhas ficarem pálidas, murchas e fracas, significa que não estão recebendo luz suficiente. 
  • As condições ideais são: temperatura do ar de 10°C a 25°C, luz solar durante no mínimo cinco horas diárias e umidade de aproximadamente 50%. Um pouco de exposição ao ar fresco, sem vento, também é ótimo para as plantas.
  • Água em excesso faz mal para as plantinhas!! Vale mexer na terra com um palito e verificar a cada 2 dias! Se estiver seca, é hora de regar! Tem plantas que precisam ser regradas com mais frequência e outras não! Evite encharcar a terra! Água demais ''afoga'' as raízes! Regue devagar, parando quando a água demorar para entrar na terra ou quando escorrer pelo fundo do vaso! Quando puder, aplique a água na base da plantinha ou em pratinhos, pois manter as folhas secas diminui a possibilidade de algumas doenças! Coloque areia nos pratinhos para evitar a dengue!!
  • 



A maioria das ervas pode ser cultivada em recipientes menores. Se o que estiver usando for um vaso, ele deve ter de um terço a metade da altura da planta.

  • Para contrabalançar a secura do aquecimento no inverno, ponha os vasos sobre seixos, dispostos numa bandeja de metal ou plástico cheia de água junto ao fundo dos vasos; ou então borrife as plantas pelo menos uma ou duas vezes por dia.
A maioria das ervas também precisa de um solo bem drenado. 
  • Plante-as em terrenos inclinados ou posicione os canteiros em um plano mais alto, cercando-os com tijolos, pedras ou blocos de concreto. Tais canteiros conservam o jardim de ervas mais limpo e fácil de cuidar.

  • Ao redor de plantas que preferem solo rico, úmido (por exemplo, manjericão, aneto, cerefólio, cebolinho, hortelã e segurelha), use uma camada fina de cobertura orgânica leve, como folhas mortas, mofo de folha, aparas de madeira, lascas de casca de pinheiro ou adubo. Cascalho pequeno é melhor para as ervas que requerem um solo mais seco e menos rico (alfazema, alecrim e tomilho, por exemplo). 
  • Verifique se há pragas; as plantas dentro de casa são mais suscetíveis. Se encontrar alguma, lave as plantas com delicadeza: as menores de cabeça pra baixo, na pia da cozinha, e as maiores no chuveiro. Você também pode lavá-las ou pulverizá-las com uma mistura de água e detergente (use uma colher de chá para cada xícara de água), enxagüando em seguida.
  • Outra pulverização eficaz é uma mistura de oito a dez dentes de alho cortados em lascas finas com uma colher de chá de pimenta seca, deixada numa infusão em duas xícaras de água fervente. Coe a solução com um pano e misture a ela duas colheres de sopa de detergente líquido.  Aplique durante alguns dias até a praga desaparecer.
Fonte: Cultivando e FazFacil


5 comentários:

Rebeca disse...

Eu comprei os vasinhas, mas ainda não me animei de comprar as plantas, com a esperança de que vá me mudar em breve. Acho que só vou fazer a minha hortinha quando voltar pro RJ, mas já anotei as dicas. Bjs.

, Mih , * disse...

Cuca, passei p contar que semana passada minha mãe me presenteou com o diario da noiva! rsrs ela tem perfil pra ler blogs e se inscreveu no seu sorteio.. adorei!!! Chegou e ainda essa semana faço um post la no blog contando ;D

Tbm quero fazer hortinha, além de util, é um mimo..

Como vai aí na italia? Gostei das casinhas de frente p sua janela ;D rsrs

Beijao!

Nise disse...

Uma hortinha faz mta falta mesmo...otimas dicas...bjo

Dani Lopes disse...

Adoro hortinha ... tudo organico é uma delicia ne ... adorei as dicas bjss

www.adoro-pin-up.blogspot.com

Izabella Medeiros disse...

Adorei as dicas!
:D
Bom final de semana!

Sim, estou na revista SOU MAIS EU dessa semana com uma matéria muito legal sobre "cintão".

Chá no Jardim {Casamentos e Inspirações} © Copyright 2013. Desenvolvido por Vivi Art’s Design.